sábado, 29 de março de 2008

Vila do Conde - "Estaleiros do Samuel" (2ª.Parte e últlma)

"Corria o ano de 1948, António do Carmo e seu irmão Francisco, sob a égide e direcção do pai Samuel, ressuscitam a empresa e reiniciam a construção de embarcações para a pesca da sardinha.

Sempre em franco desenvolvimento e expansão, e até finais da década de 80, a actividade dos "Estaleiros do Samuel" não se confina à construção de "Traineiras", já constrói embarcações de grande porte votadas à captura, por arrasto, de outras espécies, como atum e crustáceos, conquista novos e promissores mercados. Com a abertura de novas zonas pesqueiras, nomeadamente em Marrocos e Mauritânia, ano de 1974, a construtora " Samuel & Filhos, Lda " grangeia retumbante fama, ampliando, assim, a consideração de maior construtora do país.
Em 1980 o "Statu Quo" social da empresa altera-se substancialmente, visto os sócios (e irmãos) António e Francisco terem cedido a três jovens, filhos de ambos, a plenitude das respectivas posições que até então detinham na empresa, como que de uma trasmissão hereditária se tratasse. A partir daquela data, os tratasse. A partir daquela data, os três novos sócios vão modernizar e dinamizar a empresa ao ponto de, ainda hoje, serem inquestionáveis a competência e a fama de que, ao longo dos anos, vem sendo credora.
Entre 1987 e 2001, constrói três réplicas de caravelas: a " Bartolomeu Dias",sob projecto do Engenheiro Naval Sr.Almirante Rogério S. d´Oliveira, a pedido da Comunidade Portuguesa da África do Sul; a " Boa Esperança " e a " Vera Cruz", por encomenda da "Aporvela-Associação Portuguesa de Treino de Vela".
Ainda no âmbito da construção de réplicas histórico-marítimas, feliz evocação da nossa gloriosa época dos Descobrimentos, dá que pensar a aceitação da encomenda (ousada iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Conde) de uma nau do século XVI, cujo projecto de construção e respectiva supervisão são da responsabilidade do insigne Almirante Rogério d´Oliveira.
Depois da construção de embarcações onde a madeira é a matéria prima por excelência, "Traineiras, Arrastões, barcos Rabelos, réplicas de embarcações dos séculos XV e XVI esta empresa que navega com o futuro por horizonte, jamais subestimaria a moderna torrente tecnológica-económica.
Presentemente, encontra-se tanto mais adaptada e apetrechada para tão bem construir embarcações de casco metálico -aço e alumínio- quanto é certo já ter produzido mais de uma dezena de embarcações com essas características.
Em suma, os estaleiros "Samuel & Filhos, Lda" prosseguem na senda gloriosa do povo de Vila do Conde".

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