sexta-feira, 14 de março de 2008

A Educação Ambiental (2ª.Parte e última)

O relacionamento da humanidade com a natureza, teve um início harmonioso, com o mínimo de interferência nos ecossistemas, quase os deixando intactos, enquanto que hoje, é enorme a pressão exercida sobre os recursos naturais, sobretudo das indústrias extractivas, assim como são grandes as modificações ocorridas na superfície da terra ... através dos solos aráveis, caminhos de ferro, auto estradas, enfim tudo que vamos construindo e transformando para satisfazer as necessidades humanas.

Actualmente, como sabemos, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada, a redução dos habitats naturais além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento que tenha em conta o futuro, mas também o presente. É dentro destes parâmetros, que defendemos a necessidade de uma formação para a juventude que lhes permita ter acesso ao conhecimento e consciência do que está em causa, ou seja assegurar a auto conservação do nosso planeta a partir da escola, através do que chamamos ... educação ambiental.

Sem comentários: