quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Carnaval (1ªparte)


Sobre o Carnaval, existe um bom número de pessoas que pensam que esta festa tem origem no Brasil. É natural que isso aconteça por o associarem aquele país maravilhoso. Porém, a verdade é que o Carnaval é muito anterior. Tudo indica que teve o seu início nos cultos agrários da Grécia antiga , quando os homens passaram a comemorar, através de grandes festejos, a fertilidade e produtividade do solo.
Assim, o Carnaval está originariamente associado a fenómenos astronómicos e a ciclos da natureza. É fundamentalmente uma festa popular com todo o tipo de divertimentos. A tradição carnavalesca espalhou-se pela Grécia e Roma , onde a divisão da sociedade em classes fazia com que houvesse necessidade da criação de escapes que aconteciam precisamente no período de Carnaval, em que a permissividade era tanta que atingia a libertinagem. O uso da máscara surge aqui, como instrumento de diluição das classes sociais, permitindo mais liberdade e igualdade aos foliões. A máscara é um instrumento que retira a identificação a quem a usa e daí provocar uma grande desinibição, que propicia o à vontade, que não teria de outra forma ... que o diga a história da máscara veneziana ,nas suas principais funções, entre os extratos sociais mais opulentos.

Mais tarde, o Carnaval da Grécia e Roma antigas, chegou precisamente a Veneza, para rapidamente se espalhar por muitas regiões do mundo mas já com as características actuais... bailes, máscaras, fantasias, desfiles, carros alegóricos e brincadeiras de todo o género.
(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não gosto particularmente do Carnaval , mas tenho maior respeito pela tradição veneziana e brasileira . Lamento que os portugueses façam imitações patéticas deste último , em vez de optarem por uma celebração que tivesse mais a ver com a nossa cultura e tradição .
Os desfiles de Loulé , Torres Vedras ,Mealhada , etc , chegam a ser risíveis e a cobrir-se de ridículo quando tentam copiar aquilo que não é copiável , como é o caso do Carnaval do Rio de Janeiro .

José Cunha disse...

Desconhecia as origens do Carnaval...ele era festa , e , pronto !
Recordo , agora , quando éramos míudos , fins de cinquenta , príncipios de sessenta , a "polícia" não autorizava as pessoas a usarem máscaras , lembras-te ?...seriam aqueles "problemas pidescos" ?