segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O Protocolo de Quioto e as energias renováveis (1ªparte)

Quioto, é uma cidade japonesa, que se tornou célebre por ter sido palco em 1997 da elaboração e consequente aprovação de um Tratado Internacional que ficou conhecido como Protocolo de Quioto. Nele se estabelecem medidas mais rígidas para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito de estufa, que são considerados pela maioria das investigações científicas, como a principal causa do aquecimento global do planeta.
Este Protocolo uma vaz ratificado, entrou oficialmente em vigor em 2005.
Basicamente, o Protocolo, propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases poluentes em pelo menos 5,2 % até 2012, isto em relação aos níveis de 1990.

Os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases, os quais devem abranger várias actividades económicas, como por exemplo:
-Novos planos energéticos para as indústrias e transportes. -Substituição intensiva das energias

fósseis ... como o petróleo, gás e carvão... por energias renováveis e limpas que são praticamente inesgotáveis, como são os casos, das energias ... solar, eólica e a hidráulica, entre outras.
A vida moderna tem sido feita com base nos combustíveis fósseis, que são esgotáveis e poluentes, como é o petróleo que tantas preocupações económicas causa a quem não o produz, como é o caso do nosso país. (c0ntinua)

Sem comentários: