quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A China acordou. ( 1ªParte)

A China esse gigante tanto tempo adormecido e desconhecido, continua, e cada vez mais, a surpreender o mundo. Para muitos não é grande a surpresa, pois já era um fenómeno previsível e anunciado há alguns anos por muita boa gente.

A emergência de um país com 1,3 mil milhões de habitantes como grande potência económica mundial havia de se realizar, e constitui hoje, o grande acontecimento do princípio deste século.

Em apenas 25 anos, a China transformou-se de um país isolado e virado sobre si próprio, na quarta economia mundial, numa espécie de gigantesca fábrica, produzindo praticamente para todos os mercados e naturalmente para o vastíssimo mercado interno.

O seu rítmo de crescimento ininterrupto já inquieta o mundo económico.

Produz 70% dos brinquedos, das bicicletas e leitores de DVD, 60% dos aparelhos de fotografia digital, 50% dos computadores portáteis e, até ao final da década, segundo previsões da OMC (Organização Mundial de Comércio),produzirá mais de metade dos têxteis consumidos a nível mundial.
A uma taxa de crescimento anual de 7% a economia chinesa duplica numa década, mas no momento a economia já vai nos 9,5% o que dá para duplicar a produção em 8 anos.
Continua

Sem comentários: